sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mec tem boas perspectivas para a EAD no Brasil

No Brasil um dos segmentos educacionais que mais cresce é o da Educação a Distância (EAD). Mais de um milhão de brasileiros já fizeram ou fazem cursos a distância. O uso de tecnologias, como a internet, rádio e televisão a cada dia que passa está mais próxima dos brasileiros e isso faz com que diversas instituições, passem a investir nessa nova modalidade educacional. 

Segundo o ex-secretario de Educação a Distância do Ministério da Educação, Ronaldo Mota a educação a distância (EAD) no Brasil tem uma história significativa, e que não começou ontem. Vieram primeiro os cursos por correspondência do Instituto Universal e do Instituto Monitor. Esses eram cursos não formais, que não tinham como objetivo gerar diplomas. Eles foram grande sucesso e demonstraram que o país tinha uma grande capacidade e potencial a ser explorado.

"Recentemente temos a introdução dos cursos chamados formais, cursos que expedem diplomas, certificam habilidades do ponto de vista da educação superior ou da educação básica".

Para Mota a partir da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, que estabeleceu a educação a distância como modalidade educacional, ocorreu a introdução dessa modalidade de ensino na educação básica para jovens e adultos que ultrapassaram a faixa etária normal de estudo e para educação superior, tanto para cursos de graduação como para cursos de pós-graduação.

Ronaldo Mota avalia que após a formalidade da educação a distância, regras, como a presencialidade, passaram a ser bem definidas, hoje 20% das atividades da educação a distância, nos cursos formais, tem que ser presenciais. Hoje os setores públicos e privados, têm cumprido rigorosamente o mínimo de presencialidade.

"A educação a distância tem um grande futuro no Brasil, em todos os setores, seja no público, privado, no sistema S, que é um exemplo de qualidade e que desenvolve a educação a distância com muita competência. O que nós fazemos é articular parcerias, nós queremos aumentar o leque de parceiros e estimular que os sistemas consigam fazer de forma consorciada ações que possam ter impactos positivos em toda a população", finaliza Mota.

Um comentário:

  1. Boa noite queridos amigos,
    Vim dizer que o blog está 10 e que eu indico vocês em nosso blog!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir