terça-feira, 8 de março de 2011

Concepções sobre Educação a Distância

Por José Armando Valente


Existem diferentes maneiras de se usar a Internet na educação a distância (EAD): a abordagem conhecida como broadcast, a virtualização da sala de aula tradicional e o "estar junto virtual". O que difere essas abordagens é o grau de interação entre o docente do curso e o aprendiz.
Na abordagem broadcast, a informação é enviada ao aprendiz, via Internet, e não existe nenhuma interação entre ele e o docente. Sem interação, é difícil saber se o aprendiz foi capaz de se apropriar da informação, convertendo-a em conhecimento.

Na virtualização da escola tradicional, prevê-se um mínimo de interação entre o docente e o aprendiz. No entanto, a interação é semelhante ao que acontece em uma sala de presencial, em que o docente solicita um exercício ou uma tarefa que faça uso dos conceitos em estudo. O aprendiz realiza a tarefa e envia a resposta ao docente para que seja avaliada.

O "estar junto virtual" envolve múltiplas interações no sentido de acompanhar e assessorar constantemente o aprendiz para poder entender o que ele faz e, assim, propor desafios que auxiliam o aprendiz a atribuir significado ao que está desenvolvendo. Essas interações criam meios para o aprendiz aplicar, transformar e buscar outras informações e, assim, construir novos conhecimentos. O acompanhamento do aprendiz e a atuação do docente do curso são feitos por meio da Internet e a interação estabelecida usa a rede para realizar um ciclo de atividades de descrição-execução-reflexão-depuração-descrição.

O desenvolvimento do projeto e a presença virtual de um especialista permitem a criação de um ciclo de interações que não só ajuda na realização do projeto em si, mas também na geração de novos conhecimentos. Por meio do projeto, o aprendiz pode agir, produzir resultados que podem servir como objeto de novas reflexões. Por sua vez, essas reflexões podem gerar outras indagações e problemas que devem ser compartilhados com outras pessoas, a fim de encontrar meios de resolvê-los.

Neste caso, o aprendiz pode enviar suas questões ou uma breve descrição do que está ocorrendo para o docente, que refletirá sobre elas e enviará seu comentário por meio de um material de leitura ou de outras questões, que poderão auxiliar o aprendiz a resolver suas dúvidas. O aprendiz recebe os comentários e tenta colocá-los em ação, o que, provavelmente, acabará gerando novas dúvidas, que poderão ser resolvidas com o suporte do docente.

Assim, estabelece-se um ciclo que mantém o aprendiz no processo de realizar atividades que até então não haviam sido pensadas, produzindo conhecimento a respeito de como desenvolver tais ações, mas agora com o suporte de especialistas. Assim, a Internet pode propiciar ao docente e ao aprendiz o "estar junto virtual" a fim de vivenciarem um processo de construção de conhecimento.

<><><><><><><><>
Fonte: http://www44.bb.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário