sexta-feira, 4 de março de 2011

DOCÊNCIA VIRTUAL - UM NOVO CONTEXTO PARA DESCOBRIR NOVAS COMPETÊNCIAS

Currículo básico e avançado para a EaD



São várias as possibilidades de incrementar e atualizar a estrutura curricular para a
docência e profissionalização na EaD de modo a aproximar o professor do estágio
atual desse novo desafio. Com certeza é um assunto para horas e horas de debate e
reflexões, dada a grandeza de sua ordem na concepção, nas políticas e na gestão da
educação a distância.
Como referência para uma reflexão simplificada dessas possibilidades, sugerem-se, a
seguir, duas visões para os currículos básico e avançado na EaD:


Artigo Completo
Essa é uma questão bastante polêmica tendo em vista as definições oficiais do
currículo desejável para o professor da EaD, em algumas iniciativas do MEC e de
Instituições de Ensino Superior no Brasil. Percebe-se que essas definições ou
contradições sobre o papel e o currículo do professor para se dedicar à docência
virtual parecem ser resultado da forma como a EaD chegou e se estabeleceu no país:
sem planejamento, a partir de concepções e práticas da educação presencial.
Esse quadro tem dificultado não só o desempenho da docência nesse sistema
educacional, mas, também, traz prejuízos ao desenvolvimento profissional do
professor que se dedica ou se candidata à docência na EaD.
Segundo alguns especialistas, é necessária a revisão urgente da concepção e
organização de currículo para a EaD, tendo em vista os contextos e sujeitos da
aprendizagem dos tempos modernos em que vivemos e dos quais somos partes ativas
e integrantes. Nesse sentido, a relevância da mediação tecnológica e as influências
dos mundos sociais, econômicos, políticos e culturais, onde vive o professor, são
peças - chave na reconstrução desses currículos. Acredita-se que considerar fatores,
como destreza tecnológica, capacidade cognitiva, competência para gerenciar
conflitos, visão sistêmica do processo ensino-aprendizagem a distância, visão
andragógica para a EaD, competência para mudar-se e fazer mudanças, capacidade
de incentivar e promover a interação e colaboração virtual, capacidade de perceber e
gerenciar a evasão podem ser um novo caminho para desenhar um novo currículo
para a EaD.

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